top of page

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE MT RECEBE HOMENAGEM DA CAMARA DE CUIABÁ PELOS SEUS 100 ANOS DE F



O que deveria ser apenas uma sessão especial em comemoração ao centenário do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT), na manhã desta quarta-feira (15), na Câmara de Vereadores de Cuiabá, se tornou uma dupla homenagem recheada de emoção e relatos históricos, bem ao estilo do IHGMT. Após receber Moção de Aplausos e a comenda alusiva aos 300 anos de Cuiabá, a presidente da instituição, professora Elizabeth Madureira Siqueira, retribuiu o reconhecimento concedendo ao deputado estadual Toninho de Souza (PSD) e ao vereador Luis Claudio (Progressistas) a Medalha Comemorativa dos 100 Anos do IHGMT.


Elizabeth Madureira ostentou a insígnia ao plenário ao explicar que o design da honraria celebra igualmente o centenário do IHGMT e marca também a passagem dos 300 anos de Cuiabá. “Concebemos uma condecoração que fala pelo visual. A medalha é a tradução viva da nossa história, na qual tive o apoio e colaboração de José Afonso Portocarrero, Maike Vanni e Maria Teresa Carrión Carracedo no processo de criação”. A presidente do IHGMT observou que história se faz no cotidiano e que os dois parlamentares homenageados também dão a sua contribuição diária na construção de caminhos para o avanço social, econômico e político do Estado. “Hoje escrevemos mais um capítulo de uma narrativa que será objeto de estudo futuro, certamente”.


Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Elizabeth deu uma demonstração da sua produção intelectual centrada nas áreas de História e Educação, com ênfase no contexto regional. Em seu discurso, a professora passeou num relato em que narrou a passagem de vereadores cuiabanos como membros efetivos do Instituto Histórico. Entre os citados passaram personagens como Ovídio de Paula Correa, Filogônio de Paula Correa, Gonçalo Antunes de Barros, Aecim Tocantins, Benedito Pedro de Oliveira e Allan Kardec. “Desde o ano da sua fundação, em 1919, que o Instituto Histórico mantém uma estreita relação com o Legislativo Cuiabano. Hoje, consolidamos essa parceria que já dura cem anos”, comemorou.


Para uma plateia que reuniu a elite do Instituto Histórico, formada por professores, historiadores, escritores, jornalistas, geólogos, geógrafos, entre outros profissionais que de alguma forma contribuem com a preservação da história de Mato Grosso, o deputado Toninho de Souza destacou Projeto de Lei de sua autoria que cria a obrigatoriedade do ensino de História, Geografia e Literatura Regional nas escolas públicas. “Apresentei essa proposta na Câmara de Cuiabá e vou levá-la também à Assembleia Legislativa”, anunciou. Para o parlamentar, um povo que não conhece o seu passado não consegue projetar o seu futuro. Nesse contexto, segundo ele, é preciso reconhecer a importância do Instituto Histórico, além de reverter a situação de arrocho orçamentário pela qual passam as universidades federais e a rede de ensino público. “É um conjunto que precisa estar saneado e funcionando perfeitamente para produzir resultados junto à sociedade”.


Membro do Conselho Fiscal do IHGMT e professor titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fernando Tadeu de Miranda Borges, reconheceu que tanto a solenidade em homenagem ao Instituto Histórico, quanto a retribuição com as comendas do centenário são elementos essenciais para levar a instituição aos que mais precisam dela. “A comunidade escolar, principalmente, precisa estar junta do Instituto e uma solenidade como essa que ganha projeção na mídia é o que precisamos”. Fernando, que também é pró-reitor de Cultura da UFMT, diz animado que o IHGMT terá vida longa enquanto fomentador da pesquisa e a preservação histórico-geográfica de Mato Grosso. “Que venham os próximos cem anos”, desafiou. O IHGMT está sediado na Casa Barão de Melgaço, centro histórico de Cuiabá, espaço onde também está instalada a Academia Mato-grossense de Letras. Pesquisas ao acervo do IHGMT também podem ser feitas pelo meio do site da instituição.


Saiba mais


www.ihgmt.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page