Em Cuiabá, papelão e isopor dão forma ao disputado Trono de Ferro

Danilo Barreto, de 20 anos, usou técnica da papietagem para reproduzir o Trono de Ferro, dos Sete Reinos de Game of Thrones

Produtores de Game of Thrones prometem ainda mais emoção no episódio deste domingo da épica série da HBO. Jon Snow e Daenerys Targaryen devem iniciar a batalha contra Cersei Lannister pelo Trono de Ferro. A exibição começa às 21h, horário local.


Em Cuiabá, mato-grossenses também disputam a soberania. Os fãs que vão curtir a exibição no bar Poltrona Nerd, situado na Capital de Mato Grosso, podem aproveitar para sentir o gostinho do poder ao sentar e tirar uma foto na réplica criada pelo jovem Danilo Barreto, 20 anos.


Ele contou ao LIVRE que precisou apenas de papelão, muito, muito papel e isopor, para colocar sua criatividade em prática e dar forma à versão pantaneira do Trono de Ferro.


Para quem pensa que recriar a cadeira foi uma tarefa simples, Danilo já vai logo avisando: “não foi, não”. O trono, além de render algumas dores de cabeça, levou três meses para ser produzido.


A proposta de recriar o assento foi feita pelo próprio bar, que já tinha usado o talento artístico de Danilo anteriormente, quando o contratou para reproduzir um “Demogorgon” – uma criatura maligna, claro, da série Stranger Things, produzida pela Netflix. O “monstro” ficou exposto no Poltrona Nerd até o fim de abril, quando deu lugar ao Trono de Ferro.


Um artista


Danilo é natural de Vera Cruz (SP) e está em Cuiabá desde 2016, para estudar Radialismo, na Universidade Federal de Mato Grosso. Aliás, foi graças à UFMT que os fãs de Stranger Things e Game of Thrones tiveram a oportunidade de se divertir em cenários das séries.


Segundo Danilo, foi depois de uma festa do seu curso da faculdade, em 2017, que a oportunidade de trabalhos artísticos chegou. Naquela época, ele ficou responsável pela decoração da festa, que teve como tema, justamente, a série da Netflix.

“Uma das minhas maiores ideias foi a produção de dois demogorgons, feitos também com a técnica da papietagem”, contou o rapaz ao LIVRE.



A papietagem é uma técnica de artesanato simples, que consiste na utilização de papéis picados e cola para a criação de peças, com base em um molde.

A técnica pode ser uma herança genética, brincou o rapaz. Isso porque, desde pequeno, Danilo ajudava seus tios na fabricação de barquinhos de papel para vender.


“Acho que foi ali que me apaixonei pelas manualidades. Tirando isso, nunca fiz nenhum curso relacionado à técnica de escultura ou papietagem, mas sempre me aventuro”, revelou.


Das aventuras com papéis e cola, então, Danilo criou os dois monstros para a festa e chamou a atenção de um dos proprietários do bar geek. Daquele encontro surgiu uma proposta de trabalho, que se tornou a parceria de sucesso de hoje.

Criando um trono


Quando recebeu a proposta de produzir um Trono de Ferro, o rapaz sequer tinha assistido a Game of Thrones. Apesar disso, não fugiu do desafio. Ele só não contava com outro desafio que precisaria enfrentar: a própria faculdade.


Segundo revelou, bastou aceitar a proposta de trabalho que diversos empecilhos se colocaram no caminho: fim de semestre, trabalhos, provas e o estágio. Era preciso se planejar, arrumar tempo e colocar o projeto em andamento. Nesse processo, ele chegou a ficar quase um mês sem nem olhar para o projeto. Por fim, tudo deu certo.


Sobre o processo de montagem, Danilo contou que a ideia inicial era produzir o assento com a base de garrafas pet. “Era uma espécie de puff, que ganharia formato com o papelão”, explicou. O material só não foi esse, de fato, porque, quando conversou com os proprietários do bar, acabou optando por uma base de madeira.


Dessa forma, Danilo passou uma semana procurando uma marcenaria que produzisse a cadeira da forma que ele queria. Depois que encontrou, esperou mais duas semanas até que ela estivesse pronta e fosse entregue em sua casa. Nesse tempo, ele bateu de porta em porta, em supermercados e lojas, em busca de papelão.


Foi depois dessa “busca implacável” que a pausa de três semanas aconteceu. Isso porque o rapaz precisava entregar os trabalhos finais da faculdade. Quando o acúmulo de afazeres passou, as mãos voltaram às obras e, no início de abril, quase três meses após iniciar o planejamento, o trabalho passou a ter um novo ritmo.

Mesmo com auxílio de vídeos no Youtube, Danilo quebrou a cabeça para conseguir dar forma às espadas que compõem o Trono de Ferro.


Durante dois dias seguidos, andei por todas as lojas de festas da cidade e não encontrei nenhum tipo de espada que suprisse minhas necessidades. Enquanto não encontrava outra saída, fui produzindo as espadas de papelão, que seriam usadas de qualquer forma”, contou.


Apenas no processo da espada, Danilo levou duas semanas riscando, recortando e colando para chegar na textura ideal. Ele até chegou a cogitar usar o MDF – um tipo de madeira – para desenhar as espadas maiores, mas o material acabou sendo descartado.




Quando ainda pensava em como terminar a cadeira, a ideia veio de seu estágio. O rapaz, que trabalha com artes visuais no Sesc Arsenal, lembrou do isopor. Segundo contou, o material foi considerado o ideal pelo fato de ter uma variedade de tamanhos e espessuras. “Foi no Sesc mesmo que, durante uma semana, eu moldei todas as espadas. Fiz aproximadamente 80 espadas diferentes”, observou.


Ajeita aqui e cola dali, e o Trono de Ferro saiu. Foram necessárias 72 horas de montagem, além de mais alguns dias para a secagem e a finalização da cadeira.

Desde o dia 26 de abril, então, o modelo está exposto no bar Poltrona Nerd, onde os amantes da série podem se reunir todos os domingos para assistirem, juntos, aos lançamentos dos episódios.


E quanto a Game of Thrones, o rapaz revelou: “Até eu, que não tinha visto a série ainda, comecei a assistir e praticamente ‘engoli’ cinco temporadas nessas últimas duas semanas. A primeira e a segunda [temporadas], foi só nesse final de semana que trabalhei sem parar na montagem do Trono”, disse o novo fã.

#danilobarreto #trono

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
CONTATO

Neila Barreto

Jornalista e Historiadora

Telefone:

65-99981-7764

 

Email:

neila.barreto@hotmail.com 

  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 Luiz Ernesto Barreto Proudly created with Wix.com