O IHGMT entregou aos seus membros atuantes a medalha referente as comemorações de seu centenário



Nesta terça feira (30/04) o Instituto Histórico e Geográfico de MT dando continuidade as atividades comemorativas de seu centenário promoveu em sua sede na Casa Barão de Melgaço a entrega de medalhas à seus membros ativos.


A confecção foi possível por meio da parceria firmada entre Município e o Instituto.


A mais antiga instituição cultural de Mato Grosso chega ao seu centenário junto com o marco de 300 anos de Cuiabá.


A Medalha dos 100 do IHGMT foi inspirada no dístico criado pelo seu primeiro presidente, o D. Francisco de Aquino Corrêa, com a frase – em tradução para o português – Pela Pátria Conhecida e Imortal. O dístico foi criado em 8 de abril de 1919.



Na oportunidade foram ainda inaugurados os acervos doados pelos sócios Therezinha de Jesus Arruda, constituído de uma Biblioteca de 2.155 títulos, das áreas de Brasil, Mato Grosso América e de Conhecimentos Gerais. Para nosso júbilo, Therezinha se faz presente entre nós e pessoalmente assinará o termo de doação.


O segundo acervo organizado e recolhido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso pertenceu ao saudoso sócio Afrânio Corrêa, cuiabano de nascimento e cuja Família doou, após sua morte, parte de sua biblioteca, num total de 2.533 títulos, nas áreas de Brasil, Mato Grosso e Conhecimentos Gerais.


O terceiro e último acervo incorporado ao arquivo do IHGMT, pertenceu ao jornalista Raimundo Maranhão Ayres, personalidade que fez Mato Grosso ser conhecido internacionalmente. Esse acervo, muito especial, foi doado pelos seus filhos, Dr. Humberto Maranhão Ayres e Aimée Maranhão Ayres Ferreira. Trata-se de riquíssimo conjunto documental acumulado pelo titular ao longo de sua existência, num total de 359 peças, dentre artigos de jornal, autobiografia, insígnias e textos inéditos.



O evento contou com a presença de membros do IHGMT e Academia de Letras, além de diversas autoridades, imprensa e parceiros.




#cultura #ihgmt #cuiaba #300anos #medalha

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
CONTATO

Neila Barreto

Jornalista e Historiadora

Telefone:

65-99981-7764

 

Email:

neila.barreto@hotmail.com 

  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 Luiz Ernesto Barreto Proudly created with Wix.com