‘Tudo sobre mulheres’ terá edição em Cuiabá e está com inscrições abertas



O festival de cinema ‘Tudo sobre mulheres’, que voltou a ser realizado em 2018 após oito anos, está com as inscrições abertas para sua edição de 2019. Neste ano há, ainda, mais uma novidade: o encontro, que é tradicionalmente realizado em Chapada dos Guimarães, estará também na capital, Cuiabá, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).


As inscrições vão até o dia 20 de maio, e devem ser feitas pelo SITE. A 7ª edição do festival acontece entre 19 e 24 de agosto, e aceita somente filmes de até 30 minutos, sem data limite de produção, e que tenham mulheres como protagonistas, ou tratem de temáticas femininas.


Além da mostra competitiva, a programação também terá a Sessão Homenagem, oficina de "Cinema de Guerrilha: produção Audiovisual para baixo e baixíssimo orçamento" e "Mini-curso: Mulheres no Cinema Brasileiro", ministrados respectivamente por Gabriel Costa Correia e Leticia Capanema, docentes do curso de Cinema e Audiovisual da UFMT. Os diálogos sobre os filmes exibidos vão acontecer ao final de todas as sessões. Neste ano, a artista homenageada do ‘Tudo Sobre Mulheres’ será a cineasta Tata Amaral, uma das mais importantes realizadoras do cinema brasileiro desde os anos 1990, diretora de filmes que já se tornaram clássicos, como "Um Céu de Estrelas", "Antônia" (que gerou a série homônima pela Globo), "Trago Comigo", "Hoje", e o mais recente "Sequestro Relâmpago". O Festival busca patrocínios e apoios no momento. Até agora, os parceiros são a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) através da PROCEV (Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência), Cineclube Coxipones e o Curso de Cinema e Audiovisual; Assembleia Legislativa, através da Sala da Mulher e TVAL; BPW (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá), Genius Publicidade, Cult – Produção de Conteúdo Inteligente, Aline Wendpap Assessoria de Comunicação e Colégio Fato. História Foi em 2005, com vontade de movimentar a cena cultural de sua cidade do coração e de trazer à tona a discussão sobre gênero que a cineasta e jornalista Danielle Bertolini e sua mãe, Vera Lúcia Bertolini, professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pesquisadora sobre violência contra a mulher, realizaram pela primeira vez o festival de cinema “Tudo Sobre Mulheres”. Ele aconteceu por cinco anos, mas a partir de 2011, por problemas financeiros e pessoais, foi cancelado. Após um hiato de 8 anos, o encontro foi confirmado novamente em 2018. Danielle é formada em jornalismo, mas desde a faculdade trabalha com documentários. No currículo, estão sete filmes dirigidos por ela, além de trabalho na produção de diversos outros. A criação do Festival veio em um momento de decepção com o calendário cultural de Chapada. Serviços Inscrições para Filmes (curtas e médias) com até 30 minutos de duração. Ano de produção: livre Site para Inscrição: www.tudosobremulheres.com / www.tudosobremulheres.com/inscricao Data Limite: 20 de maio de 2019 Informações: tsmproducao@gmail.com

#cultura #mulheres #cinema

Posts Em Destaque
Posts Recentes