Nutricionista dá dicas de como recuperar vitaminas e minerais depois da folia; Veja receita



O Carnaval está acabando, e muita gente acumulou cinco dias seguidos de má alimentação somada à ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. O resultado desta conta pode ser muito negativo para o corpo e, por isso, é necessário já puxar as rédeas na quarta-feira de cinzas.


Segundo a nutricionista Daniela Alves de Oliveira, 32, o primeiro ponto é pensar na hidratação e tomar muita água.


Daniela tem experiência na área há onze anos, e é mestre em Biociências pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com ênfase em Metabolismo e Transdução de Sinais. Além disso, trabalha como Coordenadora e Docente da Pós Graduação de Nutrição e como Nutricionista Clínica no Complexo Esportivo da Bello Corpo.


Segundo a profissional, um dos grandes problemas já começa antes do Carnaval, quando as pessoas começam dietas restritivas para aproveitar a festividade. “A má escolha das refeições pode trazer consequências negativas à saúde. Alimentar-se de maneira correta é fundamental para manter a energia do corpo antes, durante e depois da folia”, afirma.


Para quem tem Diabetes, Hipertensão Arterial, dentre outras doenças, o risco é ainda maior.


“Alimentos ricos em sódio, que são os industrializados, enlatados e embutidos, alimentos gordurosos como frituras, sorvetes e refrigerantes devem ser evitados”, afirma.Durante a folia, os que optam por ingerir bebidas alcoólicas correm o risco de ter desidratação. “Os sinais de desidratação são: boca seca, lábios rachados, urina escura, e de forma mais severa, letargia e confusão mental”, afirma.


Se, apesar dos riscos, o folião ainda assim optar por escolhas ‘ruins’, o ideal é repor os nutrientes perdidos com o suor e o desgaste físico com alimentos ricos em vitaminas e sais minerais como frutas e vegetais, sucos.


“Para dar energia, o consumo de alimentos com fibras (pães, massas e cereais integrais) e tubérculos (batata doce, mandioca) são indicados. Dê preferência para as carnes magras, ovos, leite e leguminosas para a oferta de proteína e a ingestão de gorduras “boas” como as castanhas, abacate, azeite e a linhaça”, aconselha Daniela.


Em relação ao álcool, a nutricionista afirma que “não existe uma dose segura recomendada. É preciso lembrar que consumir uma quantidade excessiva de álcool, mesmo que de vez em quando, faz mal para o nosso organismo”, explica. “As mulheres têm quantidade menor de água [no corpo] do que os homens, por possuírem maior quantidade de tecido adiposo.


A melhor forma de repor a quantidade de água perdida pelo organismo é através da ingestão de água pura. A recomendação é de 2 a 3 litros ao dia, porém, dependendo do peso corporal, essa necessidade pode ser maior”.A festa acabou, e agora?Depois de cinco dias pulando, comendo mal e ingerindo bebidas alcoólicas, é bom acelerar o passo para voltar à rotina.


“O consumo de água pura é primordial. A água de coco natural, sucos naturais e chás também são indicados. A alimentação deverá ser à base de alimentos funcionais e antioxidantes para combater os radicais livres produzidos”, afirma a nutricionista.


Veja abaixo uma receita para repor vitaminas e minerais:


Suco de Pós-FoliaCada copo de 250 ml de suco tem aproximadamente 118,4 calorias.Ingredientes:1 folha de couvesuco de ½ limão1/3 de pepino sem casca1 maçã vermelha sem casca150 ml de água de cocoModo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e beber a seguir, de preferência sem açúcar.


Apesar destes conselhos, o melhor mesmo é não exagerar: “Acredito que o ideal é manter hábitos saudáveis durante todo o ano.


O ponto principal para conseguirmos aliar uma rotina saudável e datas comemorativas está em agir de maneira consciente para que possamos aproveitar todos os momentos da nossa vida em equilíbrio”, finaliza.

#alimentacao #carnaval #receita #daniela

Posts Em Destaque
Posts Recentes