Arte de marionete e incentivo à leitura nas escolas públicas de Cuiabá


Em tempos de diversões com Jogos online, filmes 3D e entretenimento diversos em celulares e computadores de última geração há uma arte que persiste e fascina crianças , jovens e adultos ultrapassando séculos, originado do termo francês marionette, ou marionetes- fantoches é uma forma tradicional de apresentação artística.


Quem está reforçando esta arte em nosso Estado é a Editora Paulus, coordenada pelos Padres e irmãos Paulinos, que estão há 39 anos em Cuiabá, e o professor Mário Nadaf , vereador da bancada verde na Câmara Municipal busca resgatar a cultura em nossa capital .


O Superviso de loja , Vanderson Gonçalves, da Editora Paulus explica que há três anos a editora desenvolve um trabalho de incentivo a leitura com marionetes, nas escola publicas de Cuiabá . “trabalhamos através da música, poesia e contação de histórias, seguindo uma linha pedagógica que viaja pela leitura, canções e o exercício do imaginário”.


O Professor Mário esteve com Vanderson na Secretaria Municipal de Educação onde apresentou o projeto para levar até as escolas públicas. “Esta é uma forma de incentivo a leitura, principalmente junto às crianças, cultura e educação andando juntas, por isso faço questão de apoiar ’, frisa Mário.


A Secretária-adjunta de Educação- Edilene de Souza Machado recebeu a ideia do projeto de forma positiva e se comprometeu selecionar algumas escolas de Cuiabá que irão receber a ação. “O projeto é muito bom, estaremos direcionando para algumas escolas do município”, afirma a secretária adjunta.

No mês de março várias instituição de ensino receberão o projeto com o espetáculo ‘ O Circo’.


ESPETÁCULO - O CIRCO


Um convite à valorização da arte e da brincadeira.


Por meio da aproximação da criança ao universo do circo, ela vivenciará experiências de alegria, concentração, imaginação e muita expectativa.

O espetáculo tem um apelo artístico, onde cores, sons e luzes criam um cenário cheio de encanto.


UM POUCO MAIS DA HISTORIA DE MARIONETES


Esta arte há séculos fascina a muitos a história do teatro de marionetes surgiu na França durante a Idade Média. Na época, as marionettes eram chamadas de marion, um diminutivo para o nome próprio Maria. A marionete também era conhecida na cultura japonesa pelo nome de bunkaru, que eram apresentações de fantoches manipulados por varinhas. Esse tipo de utilização das marionetes pelos japoneses teve seu início no ano 1684.


#cultura #teatro #bonecos

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
CONTATO

Neila Barreto

Jornalista e Historiadora

Telefone:

65-99981-7764

 

Email:

neila.barreto@hotmail.com 

  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 Luiz Ernesto Barreto Proudly created with Wix.com