top of page

Livro conta trajetória de Sarita Baracat, uma mulher sempre à frente do seu tempo


A Editora Entrelinhas e a jornalista e historiadora Neila Maria Souza Barreto lançam na próxima terça-feira (18.12), às 19h, no Várzea Grande Shopping (terceiro piso), o livro “Sarita Baracat, vida e trajetória política”.


O evento de lançamento reunirá a família Baracat, amigos e admiradores de Sarita – filha de árabes que chegaram em Várzea Grande em 1901 e que foi pioneira na política mato-grossense. A noite especial terá ainda apresentação musical da maestrina Sônia Mazetto e declamação de Cassyra Vuolo.


Sarita foi professora, advogada e contadora e entrou para a história por ser a primeira prefeita de Várzea Grande, no centenário do município, entre 1967 e 1970, a segunda em todo o Estado. Além de deputada estadual, ocasião em que se destacou por ser também primeira mulher a fazer parte da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.


Fernando Baracat, filho de Sarita, explica que “esta obra é resultante de pesquisa em documentos, bibliografia e vários depoimentos que permitiram a reconstituição da trajetória de uma mulher muito à frente do seu tempo, e que conseguiu conciliar vários papéis: de mãe, chefe de família, professora, líder, política, principalmente na segunda metade do século XX, na cidade de Várzea Grande e no estado de Mato Grosso.”


Sarita era, sobretudo, uma mulher independente, discreta, de vida simples e sem vaidades, sempre dedicada às causas coletivas e atenta às necessidades das pessoas.


De acordo com ele, a pesquisa buscou a percepção do cotidiano de uma mulher do século XX em um universo masculino. A autora registra singularidades e contextualiza a história de vida dessa mulher, filha de imigrantes sírios que ousou quebrar paradigmas em seu tempo e em um território marcado por espaços muito restritos para a atuação feminina.


“Os dias em que Sarita fez os seus depoimentos para a autora traduziram-se em momentos memoráveis em que foi possível tecer alguns detalhes da sua vida, restaurados gestos, atitudes, curiosidades, confissões inesperadas, amistosa convivência, um discreto sorriso e ouvir suas canções à terra amada. Acrescentados aos depoimentos de pessoas que com ela conviveram, acompanhando momentos importantes de sua vida, constituíram as fontes que possibilitaram a publicação deste livro”, conta Fernando.


Baracat é jornalista e promotor de eventos, orgulhoso da trajetória de sua mãe agora registrada para a posteridade. “Recomendo às famílias pioneiras não só de Várzea Grande, mas de todos os municípios de Mato Grosso para que promovam o registro de suas memórias e história, por meio de pesquisas acadêmicas e de registro da história oral, garantindo o lugar merecido aos que nos trouxeram até aqui – uma inspiração para as novas gerações cujos desafios requerem os valores cultivados pelos que nos precederam”.


O jornalista Kleber Lima, entusiasta do projeto de pesquisa e publicação deste livro, assegura que “o leitor está diante de uma obra que resgata a trajetória de uma personagem ímpar da história de Mato Grosso.”


A autora Neila Barreto, antes de trazer aspectos da trajetória intensa e instigante desta que foi a primeira vereadora e primeira prefeita do município de Várzea Grande, além de primeira deputada estadual pós-divisão do estado de Mato Grosso, destaca alguns pontos que nortearam a elaboração do seu livro.


“Dividimos o trabalho em três fases, todas entrelaçadas e concomitantes. A primeira diz respeito ao levantamento de dados em bibliotecas e em arquivos. A segunda fase refere-se à coleta de depoimentos da personagem Sarita e, também, de seus familiares, parceiros políticos, colegas, amigos, entre outros. A terceira, por sua vez, relacionada à escrita, que envolvia a montagem e a estruturação dos capítulos, foi sendo delineada em meio às duas primeiras etapas.” O extremo devotamento da autora nas pesquisas resultou em uma edição ilustrada muito interessante e que envolveu muitas fontes.


A editora Maria Teresa Carrión Carracedo explica que a edição ficou pronta em dezembro de 2017 – pouco depois do inesperado falecimento da biografada (em 9 de outubro de 2017). “Com o passamento de Sarita aguardamos momento propício para o lançamento, em respeito ao luto da família e ao processo eleitoral. Escolhemos data próxima ao natalício de Sarita, que em 29 de dezembro deste ano faria 87 anos.”


Serviço:

Lançamento do livro “Sarita Baracat, vida e trajetória política”

Data: Terça-feira (18.12)

Horário: 19h

Local: Várzea Grande Shopping (terceiro piso) – Av. Presidente Artur Bernardes, 43 – Centro Sul

Com assessoria




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page