Mesmo com o fechamento de 20 lojas no Brasil, Saraiva abre unidade com novo conceito em Cuiabá
Ainda que a Livraria Saraiva tenha fechado 20 lojas no Brasil, Cuiabá figura entre as três unidades que acabam de ser inauguradas. No Rio de Janeiro (RJ) e em Olinda (PE) a Saraiva também chega reformulada.
A loja cuiabana abriu no dia 23 de outubro no Shopping Estação Cuiabá, seguindo a nova tendência da Saraiva que foca agora em um novo conceito: lojas enxutas e dinâmicas, refletindo o esforço da companhia em obter rentabilidade e ganho de eficiência operacional.
É que atualmente, a Saraiva, ao lado da Cultura, protagoniza uma das piores crises do mercado editorial dos últimos tempos. Ambas, têm dificuldade de liquidar dívidas com fornecedores, agravando a situação de editoras, como reportou matéria do Estadão.
Mas a proposta é reverter esse quadro e seguir firme. Em Cuiabá pode-se notar que além da oferta de livros, a produtos de papelaria, games, filmes e música – já usuais – há também itens de tecnologia – tecnologia e informática – no modelo de marketplace própria, que atualmente já opera integrado ao e-commerce. Este, a propósito, teve crescimento significativo nos últimos anos, alcançando 38,4% do total de vendas da companhia no segundo trimestre de 2018.
De acordo com o gerente da loja em Cuiabá, Junio Cruz, a loja foi idealizada para promover um ambiente acolhedor e interativo. “Tem espaços para encontros, cafés e reuniões. Tem ainda um espaço de tecnologia, para crianças – com direito a espetáculos infantis e contação de histórias – além de produtos que atendem os fãs de cultura pop”, disse. Os leitores assíduos também podem deixar uma recomendação sobre as obras que mais gostou em papeis distribuídos nas prateleiras.
O espaço dedicado ao lançamento de livros homenageia o escritor Mário Cézar Silva Leite, gerando identificação com o leitor mato-grossense.
É que atualmente, a Saraiva, ao lado da Cultura, protagoniza uma das piores crises do mercado editorial dos últimos tempos. Ambas, têm dificuldade de liquidar dívidas com fornecedores, agravando a situação de editoras, como reportou matéria do Estadão.
Mas a proposta é reverter esse quadro e seguir firme. Em Cuiabá pode-se notar que além da oferta de livros, a produtos de papelaria, games, filmes e música – já usuais – há também itens de tecnologia – tecnologia e informática – no modelo de marketplace própria, que atualmente já opera integrado ao e-commerce. Este, a propósito, teve crescimento significativo nos últimos anos, alcançando 38,4% do total de vendas da companhia no segundo trimestre de 2018.
De acordo com o gerente da loja em Cuiabá, Junio Cruz, a loja foi idealizada para promover um ambiente acolhedor e interativo. “Tem espaços para encontros, cafés e reuniões. Tem ainda um espaço de tecnologia, para crianças – com direito a espetáculos infantis e contação de histórias – além de produtos que atendem os fãs de cultura pop”, disse. Os leitores assíduos também podem deixar uma recomendação sobre as obras que mais gostou em papeis distribuídos nas prateleiras.
O espaço dedicado ao lançamento de livros homenageia o escritor Mário Cézar Silva Leite, gerando identificação com o leitor mato-grossense.