Conheça o primeiro bar a ter 25 torneiras de chope em Cuiabá

Alta rotatividade permite que toda a vez que o cliente for lá, tenha algo novo para experimentar

Em todo o Brasil, ainda são poucas as casas dedicadas à venda de cervejas especiais que possuem expressiva variedade de chope. Mas, em Cuiabá, os apreciadores da bebida que levam a sério o universo cervejeiro podem celebrar: há um porto seguro na cidade com 25 torneiras à disposição da clientela.


E se já não bastasse a quantidade numerosa de bicos, a Serra Grande – A Casa da Cerveja” vai além: entre os rótulos, há opções de chopes importados, nacionais e regionais trocados semanalmente. A alta rotatividade permite que toda vez que o cliente for lá, tenha algo novo para experimentar. Dentre os destaques, estilos variados da Louvada, as brasileiras Dogma e Dádiva e a americana Founders.


E além dos 25 chopes, a Casa da Cerveja oferece ainda 110 rótulos, entre garrafas e latas. A propósito, as latas voltaram a ser alvo de colecionadores por conta dos layouts criativos, caso das Brewdog.


Considerada referência do ramo, a Serra Grande fica bem perto do Centro Político Administrativo, em uma das principais avenidas do bairro Morada do Ouro.


À frente do negócio familiar, que nasceu com a distribuidora criada na década de 1990 e que mantém as portas abertas ao lado do bar – edificado em 2016 com objetivo de formar e ampliar público consumidor – está o beer sommelier e mestre em estilos, Élvio Resende.


Muitos donos de estabelecimentos da cidade contaram com seu conhecimento na elaboração de suas cartas de cerveja, bem como consultoria para se aprimorar no ramo.


Além das dezenas de alternativas de chope que vão do barril direto para o copo – vale ressaltar, transportado em carro refrigerado e mantido em câmara fria para ser servido sempre fresquinho –, os clientes podem se deleitar com releituras das comidas de boteco que preenchem o cardápio.

Boa parte dos pratos listados dialoga com a proposta da casa. Sendo assim, pode-se encontrar opções de pratos que tiveram a cerveja como ingrediente, ou porque podem ser facilmente harmonizados com as cervejas disponíveis no local.


“A ideia é trazer essa identidade também para nossa cozinha. Além de opções como a moela ao molho pale ale, que harmoniza facilmente com cervejas deste estilo, há sugestões de petiscos que vão estimular o cliente a ir além da pilsen”, explica. A moela ao molho pale ale, a exemplo, pode ser apreciada com uma cerveja de trigo, do tipo weiss bier ou uma viena lager. “A ideia é redescobrir esses pratos com cervejas diferentes”, reforça.


Entre as delícias preparadas na cozinha da Serra Grande – sob a batuta do chef Euclides – são consenso as porções de bolinho de carne, croquete de costela e o mix de salsicha alemã.


A Serra Grande, claro, é uma casa de diversão, mas pode se configurar também como um ambiente bastante propício a uma incursão pelo universo cervejeiro. Ele mesmo costuma abastecer o conteúdo dos bate-papos.


Elvio conta que um novo espaço fora ampliado na loja justamente para capacitação. Seja de maneira descontraída ou mais a sério. A Confraria Serra Grande, por exemplo, mantém reuniões mensais. “É um evento de degustação que ocorre uma vez por mês. Nos reunimos para bater papo. Mas, antes, fazemos uma seleção de cervejas – de 6 a 8 garrafas – e o valor é dividido entre a gente. Enquanto vamos relaxando, aprendemos mais um pouco”, conta.


O mestre em estilos e beer sommelier destaca ainda a realização de degustações dirigidas – em que se pode fechar uma turma de amigos, colegas de trabalho ou familiares, a exemplo – para aprender um pouco mais sobre este universo e ainda, outros cursos mais especializados voltados a profissionais que atuam no setor da gastronomia.


“A gente costuma trabalhar com temas, mesmo quando o alvo é a diversão. No encontro mais recente de degustação dirigida, por exemplo, discorri sobre a temática cervejas maturadas em barril”. Para ‘absorver’ o conteúdo, o participante aprecia as cervejas para ir mais a fundo.


Enfim, a Serra Grande foi idealizada para se tornar um espaço de conhecimento e diversão, onde as pessoas se sintam à vontade com o ambiente acolhedor, comida especial, iluminação intimista e para arrematar, um repertório musical com seleção impecável com clássicos do rock. Vale a pena conhecer!


Fica na avenida Deputado Milton Figueiredo, 530, Morada do Ouro, Centro Norte, 98116-7908 (60 lugares). Funciona de terça a quinta-feira das 9h30 às 22h30, às sextas e sábados, das 9h30 às 23h e aos domingos, das 9h30/13h30 (fecha seg.)



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
CONTATO

Neila Barreto

Jornalista e Historiadora

Telefone:

65-99981-7764

 

Email:

neila.barreto@hotmail.com 

  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 Luiz Ernesto Barreto Proudly created with Wix.com