top of page

Exposição Na Mão Junto ao Peito faz tributo a três artistas e corrige injustiça


Exposição busca corrigir injustiça e preconceitos contra três ícones das artes plásticas regional: João Sebastião, Nilson Pimenta e Osvaldina Santos. Idealizada por admiradores, alunos e amigos, mostra é um tributo aos artistas.


A abertura de “Na Mão Junto ao Peito” será amanhã (28) às 19h na Casa do Parque.


Um negro, uma negra e um homossexual que ultrapassaram entraves financeiros, levantaram exposições em galerias nacionais, internacionais e a visibilidade na mídia, em livros e na crítica especializada. Os três são artistas plásticos que se entregaram para modificar o cenário artístico em Mato Grosso.


Exposição é tributo aos artistas plásticos de MT João Sebastião, Nilson Pimenta e Osvaldina Santos, que sofreram com o preconceiro racial e a homofobia


Hoje suas impressões, alusões, traços, cores e reivindicações decoram as paredes de Cuiabá, mas, no passado, os três serviram à classe dominante, mas não conquistaram o devido respeito. Os três também seguiram o caminho de arte-educadores. João, Nilson e Osvaldina forneciam cursos sobre as técnicas que conheciam e indicavam possibilidades de mercado para os aprendizes.


Resgatar a importância de suas obras para as artes visuais foi um dos principais motivadores da exposição.


“Não eram apenas intérpretes de um tempo, mas construtores deste. Observar e celebrar a obras desses artistas é perceber a atuação do movimento de artes plásticas que ganhou corpo no Museu de arte e Cultura Popular, como também visualizar como sujeitos que se encontravam às margens da cultura artística passaram a estabelecer um recorte temático", ressalta o professor e pesquisador Luiz Gustavo Lima.


Para ele, os três serão lembrados como produtos do seu tempo, pois o viveram de maneira intensa.


Osvaldina Santos (1931-2010)

A artista plástica morreu aos 79 em casa em 2010. Ela sofria de Mal de Alzheimer e dedicou 40 anos da sua vida à cultura, o restante foi destinado à educação.Nascida em 1931, Osvaldina exerceu o magistério dos 19 aos 46 anos. Quando pensava em se aposentar como professora primária descobriu as artes plásticas como nova atividade. Recebeu premiação no Salão Jovem Arte Mato-grossense, com a tela "São Benedito". Em 1983 foi premiada no VI Salão Nacional de Artes Plásticas e diversos prêmios em salões no interior de São Paulo, além de vencer, em 1989, a Concorrência Fiat, com o conjunto de telas homenageando os casarios.

João Sebastião (1949 – 2016)



Nilson Pimenta destaca-se como artista naïf. Suas obras foram premiadas em vários salões

Nasceu em Cuiabá em 1949, foi pintor, desenhista, figurinista e professor. Iniciou os seus estudos de pintura com Bartira de Mendonça, em 1965, em Cuiabá. Em 1969, começou a frequentar o ateliê do artista Humberto Espíndola, em Campo Grande. As obras de arte de João Sebastião trazem elementos e cores da cultura mato-grossense. O artista atuou no campo das artes plásticas por mais de 40 anos e expôs suas obras nos principais museus de arte do país e do mundo.


Nilson Pimenta (1957 - 2017)

Desde o início de sua carreira destaca-se como artista naïf,recebendo diversos prêmios em salões. Aprendeu desenho de forma autodidata. Após 1978 se estabeleceu em Cuiabá, aprimora o desenho e inicia-se na pintura, em ateliê sob orientação de Aline Figueiredo e Humberto Espíndola. Em 1981 torna-se orientador do Ateliê Livre do Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso. O artista plástico faleceu na tarde deste sábado, 23 de dezembro, depois de sofrer uma parada cardíaca, em Cuiabá. (Com assessoria).


Serviço

  • Entrada franca

  • Quinta

  • 19h

  • Galeria da Casa do Parque

  • Contatos - (65) 3365 4789 e (65) 98116 8083


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page