IHGMT participará da recuperação da história da relação de Portugal com MT,especificamente, Cuiabá .


O Cônsul Honorário de Portugal em Cuiabá, Prof. Augusto Frederico Müller Júnior, solicitou ao Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso que integrasse, como parceiro, um projeto mais amplo de recuperação da histórica da relação de Portugal com Mato Grosso, e especificamente, Cuiabá .


Considerando as comemorações dos seus 100 anos, em 2019, o IHGMT aceitou essa incumbência, propondo um projeto no qual os marcos históricos de Portugal em Mato Grosso pudessem ser revisitados e revalorizados.


Para isso, o Cônsul Honorário Portugal-Cuiabá, Prof. Frederico Müller Júnior, ao lado do representante do Governo de Mato Grosso, Secretário de Estado Planejamento e Coordenação Geral, Prof. Frederico Guilherme de Moura Müller que, juntamente com o IHGMT, levou ao Embaixador de Portugal no Brasil, Sr. Jorge Cabral, diversas propostas nessa direção, envolvendo múltiplas atividades.


A primeira ação programada será uma visita a Cáceres, onde se encontra um dos maiores ícones da colonização lusitana em solo mato-grossense, o Marco do Jauru.


Para isso, o Presidente do IHG de Cáceres, Sr. Adilson Reis, está organizará uma viagem fluvial de Cáceres até a embocadura do Rio Jauru, local onde originalmente foram colocados os blocos demarcadores da posse lusitana em terras mato-grossense e que, hoje, se encontram na praça central da cidade de Cáceres. A viagem será guiada com explicações históricas referentes ao momento da colonização e também sobre a garantia da fronteira oeste em nome da Coroa Portuguesa.


Após esse percurso, a comitiva irá assistir à colocação do símbolo português que adorna o Marco do Jauru, já solicitado pela Prefeitura Municipal de Cáceres à Embaixada Portuguesa no Brasil, seguida de um passeio pelo patrimônio arquitetônico e histórico da cidade de Cáceres.


Ainda na “Princesinha do Paraguai” será realizado um Seminário, promovido pela Unemat e relativo à proximidade da literatura produzida em Portugal e no Brasil, seguido de um passeio pela zona rural de Cáceres, onde os visitantes terão oportunidade de visitar a Fazenda Facão, a usina Ressaca e outras instituições.


Em seguida, será feita a apresentação de uma peça teatral encenada no período colonial, a cargo do Prof. Dr. Agnaldo Silva. A viagem finalizará com um almoço na Fazenda Jacobina, que pertenceu à Família Pereira Leite.


Em Cuiabá, a comitiva fará uma visita ao patrimônio histórico-arquitetônico da cidade, iniciando pela região do Porto, perpassando as igrejas mais antigas, tudo acompanhado das necessárias explicações históricas.


Serão realizadas na Casa Barão de Melgaço diversas atividades lítero-musicais, como lançamento de livros, DVDs com documentação colonial, atlas histórico colonial, seguido de palestras e de um sarau lítero-musical, para o qual o Embaixador de Portugal no Brasil, Sr. Jorge Cabral, garantiu a presença de uma cantora portuguesa para abrilhantar o evento de encerramento, ao lado da apresentação de conjunto musicais de Cuiabá.


As atividades serão encerradas com a outorga, ao Embaixador de Portugal, Jorge Cabral, da Medalha Centenária do IHGMT e das insígnias relativas aos 240 anos de Cáceres e 300 de Cuiabá.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
CONTATO

Neila Barreto

Jornalista e Historiadora

Telefone:

65-99981-7764

 

Email:

neila.barreto@hotmail.com 

  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 Luiz Ernesto Barreto Proudly created with Wix.com