Esgotado há cinco anos, livro sobre história mato-grossense é relançado no ultimo dia 19.


Publicado pela primeira vez em 2002, e esgotado há cinco anos, o livro História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais, da professora doutora Elizabeth Madureira Siqueira foi reeditado e será relançado nesta quinta-feira (19), a partir das 19 horas, no Salão Social do Sesc Arsenal.

Apesar de terem se passado quinze anos desde a publicação, o livro não foi para as bibliotecas públicas comunitárias e escolares de Mato Grosso e nem foi adotado nas escolas públicas, apesar do recomendado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares. De acordo com a assessoria, por se tratar de uma edição de alto custo a editora levou anos para conseguir atualizar a obra e recolocá-la no mercado ‘História de Mato Grosso’ tem 288 páginas e é ilustrado com 465 imagens históricas entre mapas, plantas, ilustrações, fotos e cartogramas, resultado de extensa pesquisa em museus, centros de documentação, bibliotecas do Brasil, Portugal, diversos países europeus e Estados Unidos, além de ter como fonte obras raras e esgotadas. Ele é dividido em quatro unidades: a primeira quer mostrar que em todo o espaço mato-grossense são encontrados indícios milenares da ocupação humana; a segunda versa sobre o período da Colônia, a terceira sobre o Império, a quarta sobre a república, e a quinta sobre a questão da terra e o cenário cultural do estado.

A autora, Elizabeth Madureira Siqueira, é formada em história pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre em história social pela Universidade de São Paulo e doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. “Considero importante registrar que a professora doutora Elizabeth Madureira Siqueira, autora deste livro, atendeu com entusiasmo o nosso convite e pôs-se a escrever o seu melhor e mais abrangente texto didático sobre a História de Mato Grosso, resultado de 30 anos de pesquisas sobre documentos e historiografia regional, dando luz, inclusive, a alguns estudos e contribuições recentes de mestres e doutores em História, até o ano de 2015”, afirma Maria Teresa Carrión Carracedo, da Editora Entrelinhas, no texto de apresentação do livro. No dia do lançamento, ‘História de Mato Grosso’ será vendido por R$120, e depois disso, por R$148,90. Serviço Lançamento 2ª edição de ‘História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais’ Data: Quinta-feira, 19 de outubro Horário: 19h Local: Salão Social Sesc Arsenal


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square