Buscar
  • neilabarreto2

Período de inscrições para a edição 2019 da Maual começa nesta quinta-feira

Lançamento será nesta quinta-feira em Sinop, com direito a sessão com curtas-metragens premiados na edição 2018, como a produção gaúcha, Gestos


Por Lidiane Barros - O Livre


É nesta quinta-feira que o Cineclube Coxiponés, da UFMT, abrirá as inscrições para a 18ª edição da Mostra de Audiovisual da América Latina (Maual). Desta vez, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, em Sinop.


O período vai de 25 de abril a 03 de junho de 2019. Uma comissão de seleção avaliará os curtas inscritos a partir de critérios relacionados à adequação às normas do edital (consultar aqui), à originalidade e criatividade das produções. Os selecionados para a Mostra Competitiva serão divulgados a partir de 29 de agosto.

Em 2019 as exibições da MAUAL acontecerão no Teatro da UFMT entre 30 de setembro e 04 de outubro. Entre as novidades das categorias de votação pelo Júri Popular está a de Melhor Curta Curtíssimo, que elegerá o curta de até 5 minutos de duração mais bem avaliado pelo público.

O público também premiará o Melhor Curta Estrangeiro, além de continuar a eleger o melhor curta nas três categorias das modalidades Universitária e Independente. “A MAUAL tem sido, por dezoito anos ininterruptos, lugar de intercâmbio de olhares e de experiências em torno do pensar e do fazer audiovisual brasileiro e latino-americano”, aponta Fernando Tadeu de Miranda Borges, Pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT.


Exibições de filmes premiados

Nesta quinta-feira, na ocasião do lançamento, serão exibidos curtas-metragens premiados na edição 2018.


Confira a seleção:


Melhor curta experimental da modalidade independente pelo júri oficial e popular: Fazenda Rosa (Chia Beloto, PE, 2017, 9’);


Melhor curta ficcional da modalidade universitária pelo júri oficial: Gestos (Alberto Goldim e Júlia Cazarré, RS, 2017, 11’);


Melhor curta ficcional da modalidade universitária pelo júri popular: Colorirá (Gabriele Pereira, DF, 2017, 15’);



Melhor curta documentário da modalidade independente pelo júri popular: Palavras (João Manteufel, MT, 2018, 26’);



Prêmio do Júri Oficial para melhor filme mato-grossense e Filme Mato-grossense mais bem avaliado pelo Júri Popular: A gente nasce só de mãe (Caru Roelis, MT, 2017, 20’);



Edição 2019


O Maual se consolidou como um importante espaço para circulação do audiovisual independente de curta duração em Cuiabá e vitrine para a produção audiovisual universitária brasileira e latino-americana.


Como em edições anteriores, poderão participar da Mostra Competitiva da MAUAL 2019 realizadores universitários (estudantes, professores e técnicos administrativos) e independentes (realizadores autônomos ou ligados a produtoras independentes) que tenham lançado curtas audiovisuais entre os anos de 2018 e 2019 e que não tenham sido inscritos ou exibidos em edições anteriores da MAUAL.


Realizada pelo Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, a 18ª MAUAL conta com a parceria dos cursos de Radialismo e de Cinema & Audiovisual da UFMT, do Projeto ComunicArte UFMT, da Associação Mato-grossense de Audiovisual (MTCINE) e da Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT). As atividades relacionadas à MAUAL integram a Temporada Cultural e Artística UFMT 2019 e a Agenda Itinerante da PROCEV/UFMT.

Mais informações: 3615 8349 (Cineclube Coxiponés)


(Com Assessoria)

0 visualização

© 2023 Luiz Ernesto Barreto Proudly created with Wix.com